domingo, 5 de junho de 2016

Por detrás das lentes


https://lh4.googleusercontent.com/DLUSa7JdNIRlqckUOYvmB9YligQzs0XXUcGKBInsEEYTv5ZEbHLUbIj3GLmGWFlgHom7gO9-F59sAnvNp6odOmf2BA7F68BjpQ0LE5aaMr0f2CFh3MFSyYRhLged1IUR27TPyck1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
SUSANA MARISA ZIMMERMANN VIEIRA







Projeto de Intervenção

POR DETRÁS DAS LENTES




FLORIANÓPOLIS – SC
2016




INTRODUÇÃO
    Nascidos na era digital, as crianças estão sempre antenadas a tudo o que ocorre ao seu redor.
“… as crianças de hoje passam mais tempo em companhia dos meios de comunicação do que com seus familiares, professores e amigos. As crianças parecem cada vez mais viver ‘infâncias midiáticas’, suas experiências diárias são repletas das narrativas, imagens e mercadorias produzidas pelas grandes corporações globalizadas de mídia.” (BUCKINGHAM, p.5, 2007)
     Diante disso, é possível perceber o quanto se faz importante o uso das tecnologias nas salas de aula, para aproximar as crianças cada vez mais a realidade que já vivenciam em outros espaços. Para isso, busca-se o envolvimento dos professores e alunos da pré-escola, com idade entre 4 e 5 anos do Centro de Educação Infantil Tia Flor, para a construção do registro  do processo de ensino e aprendizagem.
A partir dessa perspectiva, o problema desse projeto de intervenção é: como promover o uso pedagógico das tecnologias da digitais da informação e comunicação (TDIC) com as crianças de 4 e 5 anos?
Diante desse contexto, justifica-se esse projeto devido a necessidade elaborar estratégias para as práticas pedagógicas e  o currículo do CEI, com o uso das TDIC. Afinal, entedemos conforme Pretto (2013) que o desafio atual da educação é por uma cultura digital presente nos currículos, nos conteúdos e no cotidiano da escola, não como um acessório nos processos educacionais.Esse é um desafio permamente e emergente no contexto da educação atual.
Mas, para que possamos entender as reais condições de inserção das TDIC nos cotidiano do CEI, propomos o desafio de desenvolver o projeto “Por de trás das lentes”, com a turma da pré-escola, com as crianças de 4 a 5 anos. Para tanto, esse projeto de intervenção tem como objetivo geral:

OBJETIVO GERAL:
Construir um portfólio com fotos a partir da perspectiva das crianças de 4-5 anos turma de pré-escolar  “O cravo e a Rosa” sobre  as atividades de rotina do Centro de Educação Infantil Tia Flor.


Para tanto, tem-se os  seguintes objetivos específicos:

  • Apresentar o projeto “Por de trás das lentes” a equipe de gestores pedagógicos e os professores responsavéis pela turma com crianças de 4-5 anos
  • Observar a realidade da turma de pré-escolar “O cravo e a rosa”;
  • Planejar jutamente com os professores responsáveis pela turma  atividades de rotina que irão compor o portifólio.
  • Registrar diferentes momentos de interação e trabalho com fotos;
  • Possibilitar o registro da perspectiva da criança sobre sua atividade de rotina;
  • Investigar a perspectiva da criança sobre  a importância da foto que ela registrou sobre a atividade de rotina;
  • Apresentar o trabalho realizado para as famílias e professores disponibilizando no blog e no Facebook do CEI.
  • Incentivar a participação e o acompanhamento  das famílias  do trabalho desenvolvido durante este projeto.

METODOLOGIA:
Para dar início ao projeto “Por detrás das lentes”, incialmente será apresentado aos gestores e professores responsáveis pela turma do pré-escolar “O cravo e a Rosa”. Logo, será necessário um período de observação da realidade da turma, para articular juntamente com os professores responsáveis as atividades de rotina que serão registradas para compor o portifólio de cada criança.
Com esse projeto de intervenção, pretende-se buscar registrar com fotos,  as experiências e vivências dos alunos da turma de pré-escolar “O Cravo e a Rosa” do  Centro de Educação Infantil Tia Flor, acerca das atividades de rotina, ou seja, a perspectivas dos alunos sobre os aspectos significativos do processo de ensino e aprendizagem.
Para tanto, serão selecionadas cinco atividades de rotina para a construção desse portífolio. Os registros desse projeto serão realizados através questionário com perguntas aberta e fechadas para os pais, entrevista com os professores responsáveis pela turma de pré-escolar “O cravo e a Rosa” e principalmente a gravação de áudios com as perspectivas das crianças sobre seu registro.
Ainda, pretende-se compartilhar esses registros para a comunidade escolar no blog e Facebook do CEI para investigar o envolvimento e participação dos pais através dos espaços sociais virtuais. Diante do exposto, esse projeto será desenvolvido em quatro etapas com as seguintes atividades e cronograma:

ETAPA
DESCRIÇÃO
PERÍODO
DATA
ETAPA 1
Apresentação do Projeto para Equipe Gestora e Professores da Turma “O cravo e a Rosa”
2 horas

ETAPA 2
Observação da turma “O cravo e a Rosa”
4 horas

Planejar jutamente com os professores responsáveis pela turma “O cravo e a Rosa” atividades de rotina que irão compor o portifólio.
2 horas

ETAPA 3
Possibilitar o registro da perspectiva da criança sobre sua atividade de rotina;
12 horas

ETAPA 4
Elaboração da apresentação do trabalho desenvolvido  para a comunidade escolar no blog e Facebook do CEI
4 horas


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Organizadores. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. v.2.

BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. Edições Loyola, 2007.

PRETTO, Nelson De Lucca. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação!